domingo, 14 de dezembro de 2008

Eric Arthur Blair escreveu 1984 sob o pseudónimo George Orwell. O livro é uma metáfora sobre o poder exercido por regimes totalitários, extremamente violentos e opressivos sobre as sociedades europeias modernas, acabando por servir de aviso para os contemporâneos do autor e para as gerações futuras. Aliás, por se tratar de uma altura conturbada a esse nível, o título resulta da inversão dos dois últimos dígitos do ano em que o livro foi escrito, em 1948, por pressão dos editores.

1984 é um dos ícones da literatura, que espelha de uma maneira sublime o que é uma distopia. Se pensarmos no passado e analisarmos o presente, a realidade económica, politica e social em muitos aspectos é análoga, o que torna a obra intemporal. E a prova disso é que O Grande Irmão, o olho que tudo vê, serviu de inspiração para o nome de um programa que mais êxito teve dentro do género dos reality shows.

Outros livros do escritor:

- Down and Out in Paris and London (1933)
- Dias da Birmânia (1934)
- O Vil Metal (1936)
- The Road to Wigan Pier (1937)
- Homenagem à Catalunha (1939)
- Coming Up for Air (1939)
- O Triunfo dos Porcos (1945)


1 comentário:

Anónimo disse...

Todas as pessoas deveriam ler este livro que apesar de escrito em 1948parece a bíblia dos nossos políticos. A pretexto da segurança global contra o terrorismo os políticos actuais denominados democratas pôem em prática regras e normas totalitárias que asfixiam os direitos e as liberdades dos governados.
Afonso Vieira