sábado, 13 de dezembro de 2008

Ensaio Sobre A Cegueira (Blindness)

Sinopse

Fernando Meirelles, realizador reconhecido internacionalmente transporta para o cinema uma das mais aclamadas obras de José Saramago - O Ensaio Sobre a Cegueira.


Uma cidade é devastada por uma epidemia instantânea de “cegueira branca”. Face a este surto misterioso, os primeiros indivíduos a serem infectados são colocados pelas autoridades governamentais em quarentena, num hospital abandonado.
Cada dia que passa aparecem mais pacientes, e esta recém-criada “sociedade de cegos” entra em colapso. Tudo piora quando um grupo de criminosos, mais poderoso fisicamente, se sobrepõe aos fracos, racionando-lhes a comida e cometendo actos horríveis.


Há, porém, uma testemunha ocular a este pesadelo: uma mulher, cuja visão não foi afectada por esta praga, que acompanha o seu marido cego para o asilo. Ali, mantendo o seu segredo, ela guia sete desconhecidos que se tornam, na sua essência, numa família. Ela leva-os para fora da quarentena em direcção às ruas deprimentes da cidade, que viram todos os vestígios de uma civilização entrar em colapso.


A viagem destes é plena de perigos, mas a mulher guia-os numa luta contra os piores desejos e fraquezas da raça humana, abrindo-lhes a porta para um novo mundo de esperança, onde a sua sobrevivência e redenção final reflectem a tenacidade do espírito humano.



Opinião:
Blindness transborda de mensagens “ocultas” sob a capa da epidemia de cegueira branca. O caos gera violência e revela a degradação do ser humano enquanto ser individual e social, mostrando através das personagens que existe uma cegueira de sentimentos, social, de insensibilidade e de indiferença.

O filme é no seu todo uma metáfora, uma espécie de «agnósia moral» que se apodera da humanidade. Na realidade somos cegos, não nos conhecemos e não sabemos como os outros são. Além disso, não queremos ver que somos capazes do pior e do melhor nas situações mais difíceis, sobretudo do pior. A não perder….

Realização: Fernando Meirelles
Intérpretes: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal, Sandra Oh, Yusuke Iseya e McKellar
Ano: 2008
País(es): co-produção independente entre Brasil, Canadá, Japão
Género: Drama, Thriller
Distribuidora: Castello Lopes



Sugestão: Ver também os dois filmes do realizador: Cidade de Deus e O Fiel Jardineiro

2 comentários:

Anónimo disse...

O filme não nos mostra apenas “mensagens ocultas”, revela também o início do fim de uma sociedade. Exemplo disso, na minha opinião... como foram as sociedades gregas e romanas... A história tende a repetir-se, ou seja, o tempo passa e o ser humano mantém-se não foge à sua natureza cruel.
Mais do que ser apenas uma metáfora, Blindness revela um jogo intenso de poderes entre os mais fortes e os mais fracos onde a voz consciente e critica da sociedade não quer intervir fingindo-se de cega....

Anónimo disse...

Adorei o teu comentário Isac.
É bastante revelador, especialmente nesta altura que comprei o livro e estou decidida a lê-lo e a ver o filme também.
O blog tem óptimas escolhas e identifico-me com elas também. Parabéns pela diferença.
bjs