segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Changeling (A Troca)

Realizador: Clint Eastwood
Argumento: J. Michael Straczynski
Intérpretes: Angelina Jolie, John Malkovich, Gattlin Griffith, Michelle Martin, Jan Devereaux, Michael Kelly
Género: Drama
Classificação: M/12
Origem: EUA
Duração: 141 min.
Ano: 2008
Estreia em Portugal: 08-01-2009

Sinopse:
As orações de Christine Collins são ouvidas quando é encontrado o seu filho, que havia sido raptado. Mas, por entre o frenesim mediático da foto do reencontro, ela apercebe-se que aquela criança não é o seu filho. Enfrentando polícias corruptos e um público céptico, ela procura desesperadamente respostas, acabando por se ver confrontada com uma verdade que mudará a sua vida para sempre...
Opinião:
Desilusão… Foi o que senti, mas não sob o ponto de vista técnico, porque sobre isso pouco ou nada entendo… Desilusão porque achei que o trailer torna o filme mais interessante do que ele é na realidade. Nada se destaca, à excepção da parte que começa com Christine Collins a fazer um comunicado à imprensa acusando um sistema corrupto, que envolve a polícia e políticos locais, seguido das consequências disso que para ela teve, o encarceramento num manicómio.

Apesar de ter uma história linear, bem contada, considerei apenas a interpretação da Angelina Jolie como a surpresa boa, o que não espanta, pois o que mais se explora é o lado emocional de uma mãe desesperada. A mim restou um vazio após o visionamento do filme, por não poder ficar mais dois minutos sentada na cadeira confortável do cinema, extasiada a pensar sobre ele…

Contudo, acho que vale sempre a pena ver, quanto mais não seja para se poder criticar. Recomendo também por curiosidade a consulta do site oficial por se basear numa história real que ocorreu em 1928, em Los Angeles, onde Christine Collins, uma telefonista se tornou conhecida com o rapto do seu filho, quando na mesma altura se descobre um serial killer de crianças e se associam os dois casos. Pelo que investiguei foi uma das histórias mais estranhas relacionadas com crimes daquela altura.


Site Oficial: http://www.changelingmovie.net/

2 comentários:

Guilherme Teixeira disse...

Por acaso fui ver o filme ontem e fiquei com uma opinião diferente da tua. Como estava à espera de um filme sério e um pouco secante(sim, também vejo filmes que acho que não vou gostar) não fiquei nada desiludido, pelo contrário.
O que encontrei foi um filme construído por diferentes actos e que se destaca pelas óptimas interpretações não só da Angelina como também de John Malcovitch, que mais uma vez faz uma representação irrepreensível.

Ao princípio o filme estava a ser aquilo que eu estava à espera mas assim que chegou à cena do miúdo a confessar-se à polícia o filme tornou-se, pelo menos para mim, muito mais interessante. A única nota negativa, a meu ver, foi a banda sonora que era repetitiva (4-5 notas no piano) e se tornou rapidamente irritante e até incomodativa.

Uma outra coisa que gostei bastante foi de um trailer que vi antes do filme começar, o "Warlords" ou "Irmãos de Sangue" com o Jet Li. Mais uma grande produção chinesa que parece ter uma grande qualidade. Deve ser o próximo filme que vou ver ao cinema...

Filipa disse...

Olá, Guilherme!

Concordo contigo em relação à brilhante interpretação da Angelina, mas em relação a Malcovitch devo dizer que a interpretação deste filme pouco significado teve na sua vida enquanto actor, o que dizer então dos filmes “Being John Malkovich” ou “Burn After Reading”?

Confesso que achei muito fraca a representação dos miúdos e do serial killer, por isso, essa parte do filme foi a que menos gostei (à excepção do silent night… que concordando com as TICKETS4THREE foi um momento de humor negro genial:)).

Finalmente, estamos de acordo em relação à banda sonora, pois também a achei “repetitiva” ao ponto de se tornar “rapidamente irritante e até incomodativa” (palavras tuas) :)

E já que estamos num momento de partilha de interesses e de opiniões, devo dizer que o próximo filme que irei ver será certamente "O estranho caso de Benjamin Button".